terça-feira, 29 de abril de 2014

Copic - Artigo I Marcadores Copic









Copic é o nome da marca dos marcadores criados pela empresa japonesa. Too. Fora do Japão eram distribuídos apenas nos EUA e no Canadá, porém atualmente, estamos com um representante no Brasil responsável pela distribuição oficial em todo o nosso belo país.

Para esclarecer: Também chamamos de Copic um dos marcadores (o marcador quadrado). Os marcadores são canetinhas à base de álcool e corantes. Possui uma tintura permanente, à prova de água e livre de ácido, por isso é seguro para o uso em projetos de scrapbooking.

Você pode usá-los também em: telas, bem como algodão, jeans, fita, etc, pode dar cores a acrílicos, pérolas, enfeites e também em alguns metais além é claro em papéis. 

O que você precisa saber para fazer lindos trabalhos com seus marcadores.

Que tipo de Marcador escolher

Marcadores Copic vêm em quatro diferentes tipos Sketch, Copic Original, Ciao e Wide. Porém maioria das pessoas trabalham com os três principais, Sketch, Copic Original, e Ciao. 
O  marcadores Wide são para grande pinturas, fundos e efeitos especiais. Cada tipo de marcador tem qualidades e utilidades muito diferentes, embora todos eles compartilhem de traços em comum.

Minha preferência é pelos marcadores Sketch. Ele tem mais de 300 cores, possui ponta flexivél e substituível. Estes marcadores também possui característica de tinta recarregáveis assim como os outros, possuindo  ainda pontas opcionais.

Os marcadores Sketch e Ciao são muito semelhantes - têm as mesmas carcterísticas. Há apenas duas diferenças: 

·      1º marcadores Sketch estão disponíveis em mais de 300 diferentes tons enquanto Ciaos pouco menos de 200 cores; 

·       2º marcadores Sketch possui mais tinta do que os Ciaos.

Os Marcadores Copic Original tem uma ponta superfina e durinha, parece uma caneta. Por isso este marcador não é tão popular entre nós scrapers. 

Dica: Por possuírem menos tinta os marcadores Ciao são mais baratos do que os marcadores Sketch, por isso, se você quer tentar trabalhar com Copics, mas não quer fazer um investimento tão grande, estes marcadores são definitivamente o primeiro caminho a percorrer. Você pode sempre começar por eles, nas cores disponíveis e, em seguida, completar com marcadores Sketch para as cores que não estão na faixa dos marcadores  Ciao. 
Não se preocupe, pois as tintas encontradas nos quatro tipos de marcadores serão as sempre as mesmas, o tom de verde nº G05 em Sketch será o mesmo tom G05 em Ciao e em Copic Original.


O que significa os números e as letras dos Marcadores?
  
A Letra é a família da cor.exp: B = azul (blue), verde = G (green) Amarelo = Y (yellow).
O primeiro número representa o tom, e o quanto de cinza está presente na cor. Quanto maior o número for este número, mais cinzento. O segundo número representa quão clara ou escura é a cor. Portanto, um marcador com o código B21 vai ser muito mais brilhante do que uma B91. Mas os marcadores B21 e B28 são da mesma família de cor, apenas o B21 é  mais claro e B28 é mais escuro. 

A Copic possui um gráfico de cores Copic que mostra todas as cores dos marcadores  disposto por famílias. Se você quiser escolher uma cor e não sabe por onde começar, fazer o download desta cartela de cores e um bom inicio.





 E para você não correr o risco de comprar marcadores repetidos clic aqui  e faça o download do color chart.

Quais cores comprar ? (inicialmente)
 
A maioria dos iniciantes não sabem por onde começar! Encontrei tantos conselhos conflitantes quando eu estava comprando as minhas primeiras Copics, que quase fiquei louca. Se você gosta do que eu faço, então essas são as cores que eu recomendo incialmente.

Vermelho:
R 22, 24, 27, 29

Rosa:
RV000, RV21, RV23 ou
R20, R22 ou R81, R83, R85

Tons de pele:
E000, E00, E11 R20 

Cabelo loiro:
E 50, 51, 53, 55 

Cabelo Castanho:
E 55, 57, 59 ou E 42, 44, 47

Azul:
B 93, 95, 97 estas cores são ótimas para jeans e coloração de oceanos.
Se você preferir um tom brilhante  de azul, sugiro B 21, 23, 26

Verdes:
G99, G82, G40 ou YG67, YG63, G20

Amarelos:
Y 23, 26, 28 - estas são uma combinação de sol amarelo, ótimo para flores ou tons em ouro.

Marrom: ( para bancos / madeira / cabelo)
E25, E29, E53 ou E34, E33, E39

Cinza:
C1, C2, C4, C7, C9

Violeta:
V000, V12, V15, V17 ou
V93, V95, V99

Acessórios:
Copic Colorless Blender e Copic Multiliner fine (0.3)  em preto

Estas cores são um grande começo. A regra básica é a de escolher um grupo de 3 cores, uma luz (clara), média e uma escura dentro do grupo de mesma cor.

A importância do Papel  em seus trabalhos

É realmente muito importante o papel que você escolhe para seus trabalhos. Alguns cardstocks sugam mais que o necessário dos seus marcadores, enquanto em outros são impossíveis de conseguir uma mistura decente.
Os marcadores Copic tem sua tinta melhor aproveitada em papéis projetados especificamente para eles, Illustration Paper Natural White, X-Press IT, etc
(deixo claro que: não significa que os papéis que encontramos aqui no Brasil como o Canson 200g/m² ou Filipaper 180g/m² não sejam tão bons quanto aos mencionados a cima, para a utilização, na verdade só agora é que resolvi investir no papel copic, pois usava estes citados). 
A questão é que nos últimos anos, a Copic desenvolveu uma variedade de papéis para desenhos e layout, cadernos, etc. com uma variedade de tamanhos, pesos e texturas para que pudéssemos escolher o papel certo para nossas necessidades, economizando a tinta dos marcadores e conseguindo o efeito 
desejado.

A Carimbeira correta para estampar suas imagens
 
Eu só carimbo com Carimbeira Memento, que é a tinta que todas as papers disigners usam para estampar e pintar com Copic. Mas se você quiser usar uma tinta diferente, faça um teste antes de colorir com suas Copics. Carimbe uma imagem e coloque a ponta do marcador a poucos milímetros de distância da linha carimbada. Não deixe que ele toque, se absorver a tinta e escorrer no papel e a imagem estampada começa a se dissolver ou borrar, NÃO é indicada  para pintar com Copic. 

StazOn NÃO é uma tinta para utilizar com Copic pois é também à base de alcool e irá arruinar suas estampas, borrando todo trabalho.

Se você desenha e não carimba suas imagens, como fazemos nas artes crafts, então procure canetas como as multiline da própria marca, elas não reagiram de maneira a borrar seu trabalho quando entrar em contato com os marcadores.



Espero que ajude um pouco! E claro, se você ainda está pensando e quiser saber mais, fique à vontade para me enviar e-mail ou deixar um comentário. 









sábado, 26 de abril de 2014

Papeis Copic - Illustration Paper Pure White X Illustration Paper Natural White

Olá estou voltando a ativar este cantinho que tenho certeza, está bem cheio de poeira e teia de aranha... Então vou varrendo, e limpando antes de iniciar... rsrs

Para começar com a postagem quero dizer que decidi me dedicar a ajudar a sanar dúvidas sobre os marcadores Copic e os produtos da marca. Não sou uma especialista mas uma curiosa. Estou semre querendo saber mais...
Então, estarei realizando postagens sobre o assunto e quem tiver sugestões ou dúvidas basta entrar em contato. Farei o possível para ajudar.  taty-vanessa@hotmail.com

Hoje eu trago um vídeo, onde eu mostro a diferença entre dois papeis da marca copic, é algo muito interessante visto que, os papeis exercem uma influência muito grande nos trabalhos realizados com os marcadores. 

Como podemos encontrar uma variedade muito grande no mercado de papeis, com características específicas, como por exemplo textura, gramatura, pigmentação e muuuuito mais. Eu resolvi mostrar estes dois, pois quando compramos pela primeira vez, quase sempre não sabemos o efeito que eles causam ao trabalhar juntamente com os marcadores. Os aspectos físicos são fáceis de reconhecer, porém, estes efeito só mesmo testando. 

Então vamos ao video? 
Espero realmente que ele seja útil em seus trabalhos! 






Especificações de cada papel para comparção:

Illustration Paper Pure White
Tamanho A4 8.3" x 11.7" ou 2210mm x 297mm
65g
Acid Free
30 folhas por bloco


 O Pure White é um papel criado para ser utilizado com os  marcadores. Ele tem um revestimento especial na parte de trás e é muito fino. Eu achei difícil misturar as cores, por causa da espessura do papel, e desse revestimento. 
Se for para utiliza-lo em trabalhos onde não há a exigência de muita mistura e acréscimo de tinta, então ele é ótimo trabalhando com os marcadores.

Pure White é a prova de sangramento, mais fino e tem melhor transparência.



Illustration Paper Natura White
Tamanho A4 8.3" x 11.7" ou 2210mm x 297mm
155g
Acid Free
30 folhas por bloco

O Natural White é mais grosso, mais liso e a possibilidade de mistura é maior e mais homogênea. Pela sua característica física podemos avaliar que ele é ideal para os trabalhos com mais de um marcador  onde a mistura e a formação de gradiente seja utilizada.


Bjim Taty Vanessa
.